1000 Journals. Isto é uma experiência e você faz parte dela.

Someguy é artista plástico e designer em São Francisco-EUA. Mas acho que ele está um pouco acima disso: ele é um cientista maluco e genial que criou uma experiência artística única e ao mesmo tempo múltipla: 1000 Journals.

 

A história começou em 2000, quando Someguy mandou produzir mil unidades dos “journals”, aqueles diários onde escrevemos nossos sentimentos e colocamos nossas lembranças. 

 

Ele, então, distribuiu esses “journals” por cafés, teatros, museus, ateliês de artistas, para amigos que iam viajar, para conhecidos de outras cidades.

 

As instruções no inicio de cada “journal” eram simples e claras:

 

1) Faça algo criativo em um de suas páginas.

2) Passe adiante para alguma pessoa interessante.

3) Quando todas as páginas estiverem preenchidas,

devolva pelo correio para o endereço tal.

 

Em 2003, o primeiro dos 1000 journals retornou à Someguy. Hoje, passados 8 anos do início do projeto, alguns exemplares voltaram, outros desapareceram e muitos ainda estão cirulando mundo afora.

 

Meu primeiro contato com o 1000 Journals foi por meio do livro que adquiri por curiosidade na Toc na Cuca. Ele reune algumas das páginas mais legais dos exemplares que retornaram a Someguy. Cada uma mais linda que a outra: verdadeiras obras de arte criativas e estimulantes feitas por artistas anônimos dos quatro cantos do planeta.

 

Depois descobri o site, que me levou ao blog, que me levou ao documentário, que mostra desde a concepção da idéia até o retorno do primeiro exemplar, passando pela busca do paradeiro dos outros 999.

 

Isto é uma experiência e você faz parte dela” é o slogan do projeto. Se você também quer participar e servir de cobaia, mesmo que seja admirando a inspiração alheia, acesse o site do 1000 Journals. Na pior das hipóteses, você também vai se sentir estimulado a fazer suas próprias experiências, sejam elas  artisticas ou criativas.

           

posted by: Fernando Pereira

 

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: